Ética e religiao
Por ética, entende-se uma área específica do saber filosófico que se ocupa em refletir sobre os valores fundamentais do ser humano e sobre as várias formas de conduta, cujo principal objetivo é nortear a convivência nos vários grupos humanos. A vida, a morte, o bem, o mal, os fins, o dever, a consciência, a liberdade, são os grandes problemas morais sobre os quais ela se debruça e reflete.
Falar de ética no mundo pós-moderno em que vivemos, embora pareça um discurso antiquado e retrógado, é de suma importância, e mais, é de extrema necessidade. Sabemos que uma das principais características de nosso tempo é o relativismo moral, onde o que vale é o que eu penso, o que acredito e tomo como certo para minha vida; valores universais, regras gerais, normas de conduta, consenso, já não fazem parte do vocabulário de uma grande maioria.
Todos esses fatos nos remetem ao contexto em que surgem as reflexões éticas na Grécia Antiga, marcado justamente por esses mesmos comportamentos, e que desembocaram em teorias de grandes pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles. Nesse sentido, frente aos grandes desafios que temos atualmente de cultivar e propagar alguns valores universais necessários para a boa convivência nos grupos humanos, torna-se viável retomarmos esses pensadores e vermos o que eles podem nos oferecer como respostas aos problemas de nosso tempo.
Para tanto, organizamos esse pequeno trabalho, onde de modo sintético buscamos reunir os elementos fundamentais e básicos do pensamento ético de cada um desses autores a fim de construirmos chaves de leitura para suas obras. Fizemos uma breve introdução a ética grega, contexto e surgimento e, em seguida, abordamos aquilo que de mais essencial existe em cada um eles, espero que além de oferecer base para uma maior compreensão sobre a ética, o mesmo constitua um despertar e um interesse por parte dos leitores em buscar aprofundar sobre o seu conhecimento.
2 ÉTICA GREGA
Segundo Adolfo