Ética e Relações Humanas no Trabalho
Os primeiros estudos sobre ética partiram dos filósofos da cultura ocidental, mais especificamente na Grécia Antiga, refletindo sobre os problemas fundamentais da moral, então o homem se consolida em objeto de pesquisas para o discurso moral e político como humano, as bases de obrigação e do dever, a essência do bem e do mal, o valor da consciência moral.
Atualmente a ética se faz necessário, para as pessoas e organizações, é questão de sobrevivência delas, tanto nas pequenas quanto nas grandes empresas. No meio empresarial as instituições passaram a perceber que ética é necessário para que o mercado tenha uma visão mais positiva da sua missão para com o público-alvo de seus negócios e a sociedade. A ética empresarial condiz com um valor da organização que proporciona sua reputação, e consequentemente seus bons resultados, considera-se que ética é fundamental para uma administração eficaz.
Na área profissional, a ética está inserida nos menores detalhes e atitudes, sendo assim, auxilia no desenvolvimento no bem-estar individual e coletivo, e fica certo que em todas as profissões existe uma maneira certa, prudente e justa, de decidir, conduzir e fazer uma determinada atividade profissional.
Um código ético pode ser entendido como o conjunto de regras de conduta que os membros de uma profissão, de um setor de atividade ou de uma empresa devem observar. As regras e os princípios de um código ético empresarial estabelecem o marco normativo da empresa, isto é, os critérios de orientação para decidir o que é correto e o que não o é, tentando assim assegurar a conduta ética dos seus membros. O sucesso da empresa depende das pessoas que a compõe, pois são elas que transformam os objetivos, metas, projetos e até mesmo a ética em realidade. Por isso é importante o comprometimento do indivíduo com o código de ética. O código de ética profissional é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.
2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO