Apostila de Zoologia Geral
CORDADOS
FILO CHORDATA
Os cordados (Chordata, do latim chorda, corda) constituem um filo dentro do reino Animalia que inclui os vertebrados, os anfioxos e os tunicados.
O grupo abrange animais adaptados para a vida na água, na terra e no ar. Os cordados, juntamente com dois outros filos, o Hemichordata e o Echinodermata, formam o grupo dos deuterostômios (Deuterostomia – durante fase embrionária forma-se 1º o ânus).
Definição
1 = Medula espinhal
2 = Corda dorsal
3 = Cordão nervoso dorsal
4 = cauda pós anal
5 = ânus
6 = Aparelho digestivo
7 = Sistema circulatório
8 = atriopore
9 = espaço acima dafaringe
10 = fenda da faringe (Brânquia)
11 = faringe
12 = Vestíbulo
13 = oral Cílio
14 = Abertura da boca
15 = Gónada (Ovário / Testículo)
16 = sensor de luz
17 = Nervo
18 = metapleural
19 = fígado
Anatomia da cephalochordate Amphioxus. Itens em negrito são os componentes de todos os cordados em algum momento de sua vida, e distingue-os dos outros filos .
DEFINIÇÃO
Cordados formam um filo de seres vivos baseados em um plano corporal bilateral. O filo é definido por ter em algum momento de suas vidas as seguinte características:
Uma Corda dorsal, em outras palavras, é uma haste bastante rígida de cartilagem que se estende ao longo interior do corpo. Entre os sub-grupo de vertebrados cordados a corda dorsal se desenvolve na Vértebra. Em espécies totalmente aquáticas isso ajuda o animal a nadar flexionando a cauda.
Um Tubo neural. Nos peixes e outros vertebrados este tubo se desenvolve na Medula espinhal, é o tronco principal da comunicação do sistema nervoso.
Fendas na faringe. A faringe é a parte da garganta imediatamente atrás da boca. Em peixes as fendas são modificadas para formar a Brânquia. Mas em alguns outros cordados fazem parte de um sistema de alimentação por filtração que extrai partículas de alimento da água em que eles vivem.
A cauda muscular que