ÉTICA E MORAL
Educação para a vida Moral
O direto aos valores espirituais.
Moral e ética.
A moral é explicada por nós, indicando aprovação ou desaprovação a nossos atos. É reconhecer o bem por aquilo que ele pratica a virtude enquanto totalidade.
Ética distingue-se da moral porque é uma filosofia à qual interessa particularmente o estabelecimento e a recomendação de quais tipos de ações ou maneiras de viver devem ser seguidas para considerar as ações como corretas, boas ou virtuosas, em confronto com aquelas que consideremos como incorretas más ou viciosas.
A ética é voltada mais para a ação do que para a aprovação de nossos atos. Seu propósito principal é estabelecer um ideal, uma norma de conduta ou caráter ou seja, um critério ético.
Por intermédio de suas teses sumariamente Sócrates resumida em quatro pontos:
1-A virtude pode ser ensinada pela ciência (conhecimento).
2-Para fazer o bem e ser feliz basta conhecer a própria natureza.
3-A sabedoria é a primeira das ciências, necessária a todas as coisas.
4-A ciência do homem, sendo UNA, compreende tanto o que se relaciona à conduta individual quanto as que se referem aos negócios públicos.
SÓCRATES
Ética é o fato de distinguir julgamentos de método e não proposições dogmáticas. Eram por meio da reflexão que ele transmitia as mais tradicionais máximas morais, sem que as substituísse por uma fórmula qualquer.
Filosoficamente, a ética é a teoria que leva a pratica, já que o conhecimento é um saber como viver.
Moral- Relaciona-se com a teoria do valor, isto é, a teoria do que se deve fazer para alcançar o bem. Moral no dicionário Aurélio diz: “Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto quer para grupos ou pessoa determinada”.
VALOR
Na teoria do valor, a questão fundamental é saber se o bem pode ser definido e de como fazer para alcança-lo, além de procurar saber se ele é objetivo ou subjetivo, absoluto ou relativo.
Valores objetivos ou subjetivos,