Ética e Juventude
Entende-se por ética como um ramo da filosofia que se dedica aos estudos dos valores morais e princípios legais do comportamento humano perante a sociedade. São regras e normas impostas pela sociedade ou por um determinado grupo de pessoas. Sem a ética, a sociedade viveria um caos. A questão é: será que nossos jovens sabem, verdadeiramente o que é ética?
A principal referência de ética que os jovens possuem, está na mídia (televisão, cinema, internet, rádio, revistas, games, etc.), sendo assim, muitos jovens recebem a instrução imposta pelos veículos de comunicação, ficando sem base, entretanto, a profundeza da ética deve ser dada já na escola e ignorada pelos maus exemplos apresentados na mídia. Porém, o pouco que é ensinado, não é o suficiente para ajudar um adolescente a se tornar um adulto responsável o suficiente para ser aceito em sociedade.
Aética em sua essência começa a ser esmiuçada já na universidade. Porém, não são todos os jovens no Brasil que possuem condições de entrar em um curso de ensino superior. Então, se perguntarmos à população mais humilde, o que é ética, é quase sensato pensarmos que a maioria não conseguirá dizer o seu significado, embora elas sigam regras e normas que a vida lhes ensinou. Mas somente estas regras não são suficientes.
A ética precisa começar a ser mais delineada já na adolescência, para que os jovens saibam sobre seus direitos, deveres e obrigações perante o coletivo, visto que a mídia por si só, não apresenta bons princípios éticos à um cidadão. São sempre expostas histórias fictícias de personagens que realizam atos que fogem do que é eticamente correto. E como a maioria dos jovens possui apenas este referencial, pode ficar difícil corrigir um problema que poderia ser evitado através da formação escolar básica.
Seguir normas e regras impostas pela sociedade é importante. Mais importante ainda é entender o porquê de sua profundeza, de modo que, como futuros