Poluentes Quimicos
Os rios, lagos e mares são o destino de cada poluente solúvel tanto no ar como no solo.
A poluição dos rios provem de muitos factores e algum deles podem ser, os esgotos domésticos, despejos industriais, escoamento da chuva das áreas urbanas e das águas de retorno de irrigação. Nos esgotos domésticos existem produtos químicos de limpeza, por exemplo, o uso industrial que utiliza cada vez mais fertilizantes químicos e insecticidas nas lavouras.
Tudo isto e muito mais têm causado sérios danos aos rios e à vida.
Nos adubos e fertilizantes temos grandes concentrações de hidrogénio e fósforo e estes são muitas vezes transportados por enxurros para os rios, sendo assim um tipo muito comum de poluição nas águas.
Estes químicos para além de poluírem as águas dos rios alimentam as plantas aquáticas, principalmente as algas, que se multiplicam e devoram o oxigénio da água. E isto vai provocar a morte de muitos animais e plantas que ao se decomporem aumentam a poluição. Os produtos químicos e sujeiras dos esgotos são libertados directamente nos rios ou afectam os lençóis de água que formam as nascentes.
Podemos assim concluir que a poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem descarrega nos rios.
Fontes de pesquisa:
* http://gold.br.inter.net/misinfo
* http://www.rainhadapaz.g12.br/projectos/ciencias/
* http://dqa.inag.pt/dqa2002/port/p_dispos/estrat_c_p.html
Pesquisas
Químicos
Principais fontes
Principais medidas de correcção em ambientes interiores
CO
Combustão
Manter a captação de ar exterior com baixa concentração de poluentes; restringir as fontes de combustão; manter a exaustão em áreas em que ocorre combustão; eliminar a infiltração de CO proveniente de fontes externas; restringir o tabagismo em áreas fechadas.
CO2
Produtos de metabolismo humano e combustão.
Aumentar a renovação de ar externo; restringir as fontes de combustão e o