Poluição AMBIENTAL, com ENFASE AOS POLUENTES QUIMICOS
Poluição AMBIENTAL
(com ENFASE AOS POLUENTES QUIMICOS)
Primavera do Leste -MT
2013
Poluição Ambiental
Agente de poluição química A poluição e algo que alcança níveis perigosos, na água, no ar, na terra e entre outros seres vivos. A poluição Ambiental e resultando da ação do homem com o meio ambiente, e de suas atividades que são prejudiciais à saúde física, mental, e social do homem no ambiente criado por ele. O termo Poluição e bem amplo e admite varias definições, dependendo do aspecto que se queira tratar, de uma forma geral pode-se definir poluição como liberação artificial de substâncias ou energias capazes de causar efeitos adversos sobre os seres humanos ou ao meio ambiente. Os agentes poluentes são quase que imprevisíveis, e a todo o instante são criados novos produtos, industriais e métodos de fabricação que geram centenas de novos compostos orgânicos onde o impacto ambiental só será avaliado com o passar dos anos. Esses agentes compreendem sólidos, líquidos e gases, além de formas de energia como a radiação, calor e ruídos.
Os poluentes químicos podem ser divididos em:
Biodegradáveis- Que são produtos químicos que ao final de um tempo, são decompostos pela ação de bactérias, São exemplos de poluentes biodegradáveis o detergente, inseticidas, fertilizantes, petróleo, e outros.
Persistentes- são produtos químicos que se mantém por longo tempo no meio ambiente e nos organismos vivos. Estes poluentes podem causar graves problemas como a contaminação de alimentos, peixes e crustáceos. São exemplos de poluentes persistentes o DDT (dicloreto-difenil-tricloroetano), o mercúrio, chumbo, cádmio etc.
Poluição radioativa- Experiências com materiais nucleares esta sendo jogados em quantia enormes de resíduos radioativos na