Case Química
1 DESCRIÇÃO DO CASO
O estudo de caso relata sobre a redução da poluição decorrente da fabricação de cimentos e o controle de impactos ambientais e sobre à saúde do homem. O cimento é uma das matérias primas mais utilizada na construção civil e, não obstante, uma das grandes fontes de contaminação para o meio ambiente como um todo.
Segundo CARVALHO (2010) o cimento é a substância mais utilizada no mundo, depois da água. Infelizmente, ele também é uma das mais poluidoras. A fabricação de cimento é responsável por cerca de 5% das emissões mundiais de gases estufa (duas vezes a quantidade atribuída à aviação).
A poluição da atmosfera ocorre pela introdução de inúmeras partículas suspensas no ar, alterando gradativamente as condições naturais de vários ecossistemas, bem como danos à saúde humana. Entre os principais agentes geradores de poluentes estão: os motores dos automóveis, as indústrias siderúrgicas, as fábricas de cimento e papel, as refinarias, a incineração de lixos domésticos e as queimadas de florestas para expansão de lavouras e pastos. CARVALHO (idem)
2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
De acordo com ARNALDO FORTI BATTAGIN a palavra cimento é originada do latim caementu, que designava na velha Roma espécie de pedra natural de rochedos e não esquadrejada. A origem do cimento remonta há cerca de 4.500 anos. Os imponentes monumentos do Egito antigo já utilizavam uma liga constituída por uma mistura de gesso calcinado. As grandes obras gregas e romanas, como o Panteão e o Coliseu, foram construídas com o uso de solos de origem vulcânica da ilha grega de Santorino ou das