case de quimica - chuva acida
Mauro Góes²
INTRODUÇÃO
A chuva acida teve origem com o avanços tecnológicos da Revolução Industrial do século XVIII. Com produção em larga escala e tempo curto, a intenção era produzir mais em pouco tempo, de fato foi feito, mas por outro lado originou uma alteração no meio ambiente, a chuva acida. A queima desordenada de carvão mineral para produzir energia resultava numa grande concentração de poluentes químicos que eram jogados na atmosfera todos os dias. Estes poluentes, originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formam nuvens, neblinas e até mesmo neve.
A chuva acida é composta por varias substancias como o óxido de nitrogênio e os dióxidos de enxofre, nas quais ambas são resultado de queima de combustíveis fosseis, carvão, óleo diesel, gasolina. Quando esses ácidos caem na forma de chuva, podem prejudicar muito o planeta, os animais as plantas, pode poluir rios e causar o descontrole de ecossistemas inteiros, ao eliminar toda a espécie de um animal ou de vegetais. a chuva pode também prejudicar diretamente a saúde do ser humano , causando doenças pulmonares, por exemplo.
O acido nítrico (HNO3) e o acido sulfúrico (H2SO4) são ácidos que estão presentes nas chuva acida, o sulfúrico consegue destruir papel, tecidos de algodão, madeira, açúcar e outros materiais devido à sua ação desidratante. O ácido nítrico é tóxico e, assim como o ácido sulfúrico, é corrosivo e causa vários danos à natureza.
1 - A formação de chuvas ácidas trata-se de um problema moderno, que teve origem a partir do grande crescimento dos centros urbanos que são altamente industrializados.
Existem diversas fontes de poluentes para atmosfera , os gasosos são gerados pelas indústrias, veículos e usinas energéticas, exemplos: