Análise da caseína
------------------------------------------------- Etec “Cidade do Livro” - Lençóis Paulista
RELATÓRIO: Química dos Alimentos
Título: Análise da caseína do leite
Aluno: João Henrique nº 18 Profª: Andréia
Lençóis Paulista-SP
11 de Maio de 2013
1. INTRODUÇÃO As caseínas (do latim "caseus", queijo), são um grupo de proteínas que compõem cerca de 80% de todas as proteínas do leite. Elas também podem ser classificadas como polímeros naturais, que quando coagulada com ácidos (ácido acético), através da redução do pH, é chamada de caseína ácida. Além de ser consumido no leite, produção de derivados do leite (como queijo), a caseína é usada na produção de adesivos, plásticos (para punhos de facas, cabos de guarda-chuvas, botões, etc), como aditivo de alimentos (marshmallow e outros) e para a produção de vários produtos alimentícios e farmacêuticos.
2. OBJETIVOS
Analisar a proteína (caseína) do leite
3. MATERIAIS E MÉTODOS:
3.1 Materiais, reagentes e equipamentos * Bequer de 250ml; erlenmeyer * Bureta 50ml; * Bastão, pipeta, espátulas, manta; * Leite, vinagre e bicarbonato de sódio.
3.2 Materiais (para a análise) * Leite de vaca.
3.3 Procedimentos
1. Colocar 20ml de leite junto com 6ml de vinagre, mexer até talhar; 2. Colocar para aquecer, até aumentar a coagulação; 3. Retirar do aquecimento e continuar mexendo até esfriar levemente; 4. Filtrar e secar bem, voltar o leite (massa) no béquer e acrescentar 1 colher de bicarbonato de sódio e verificar se há formação de bolhas, caso haja levar ao aquecimento novamente até eliminar as bolhas.
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Observou-se que: - 1. Após “talhar” o leite, formou-se uma (massa coagulada); 2. Filtrou-se a “massa” e em seguida,