Gestão Ambiental
Técnico de desenho de construção civil
1) Tipos de Poluição
A poluição pode ser definida como alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas do meio. Exemplos dos tipos de poluição são do ar, da água e do solo.
2) Conceito
Poluição do ar: O ar além de possuir os seus componentes originais possuem outros componentes em valores superiores além dos admissíveis, ou seja, resulta da emissão de gases poluentes ou de partículas solidas na atmosfera.
Poluição da água: é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a atividade humana.
Poluição dos solos: é a ocorrência de poluição no solo acima de certos níveis, causando a deterioração ou perda de uma ou mais das funções do solo. Consiste na presença indevida, no solo, de elementos químicos estranhos, como os resíduos sólidos ou efluentes líquidos produzidos pelo homem, que prejudiquem as formas de vida e seu desenvolvimento regular.
3) Principais fontes poluidoras
Fontes poluidoras do ar: Dióxido de enxofre, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio, compostos orgânicos voláteis e partículas sólidas finas e inaláveis, poluentes tóxicos e ozônio.
Fontes poluidoras da água: Resíduos e detritos, produtos químicos, matéria orgânica e aquecimento das águas.
Fontes poluidoras do solo: De origem natural: atividades vulcânicas, erosão e desastres naturais como terremotos e maremotos. De origem artificial são: os resíduos sólidos, atividades agropecuárias, mineração e processo de urbanização acelerada (ocasionando ocupação inadequada do solo e provocando sua contaminação).
4) Consequências da poluição (explique de maneira resumida)
Contaminação dos aquíferos;
Morte de microrganismos, plantas e animais do solo e outros animais que destes se alimentam tendo em conta a sua cadeia alimentar;
Perda das funções e qualidades do solo devido a introdução de poluentes;
Alteração da