GASTRULAÇÃO
Campus Jacarezinho
Centro de Ciências Humanas e da Educação
EMBRIOLOGIA
Trabalho elaborado para obtenção de notas para a disciplina de Embriologia, sob a orientação do docente, Adilsom Cardoso de Oliveira.
JACAREZINHO
2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
Campus Jacarezinho
Centro de Ciências Humanas e da Educação
GASTRULAÇÃO
ANGELINA BIÚDES
ARIELI M. QUERINO CIRLEI RUBIO
JACAREZINHO
2011
INTRODUÇÃO
Gastrulação é o nome do processo pelo qual ocorre uma invaginação nos tecidos do embrião, formando os folhetos embrionários. Em humanos, a gastrulação dá origem a um disco embrionário com três lâminas, ou três folhetos germinativos.
As células primitivas trazem em si toda a “receita genética” necessária para a formação de um indivíduo inteiro. Entretanto cada grupo de células passa a decifrar apenas uma parte dessa receita, adquirindo características morfológicas, bioquímicas e funcionais peculiares. A diferenciação celular acontece em etapas: Inicialmente as células do embrião separam-se em folhetos embrionários; a seguir, as células de cada folheto diferenciam-se entre si, originando linhagens precursoras dos diversos tecidos do corpo: endoderma, mesoderma e ectoderma, sendo caracterizados como triblásticos.
O endoderma dá origem aos tecidos de revestimento do sistema digestório, respiratório e às células de glândulas de órgãos como o fígado e pâncreas.
O ectoderma origina o sistema nervoso e a epiderme.
O mesoderma origina quase todo o restante.
Durante a gastrulação há a formação da notocorda e o embrião recebe o nome de gástrula.
Em humanos, na terceira semana forma-se a linha primitiva, que é um