GASTRULACAO
Durante a terceira semana de gestação, ocorre a gastrulação; evento em que se estabelecem os três folhetos germinativos no embrião (ectoderma, mesoderma e endoderma). De uma maneia simplificada, pode-se dizer que o epiblasto origina os três folhetos e estes darão origem a todos os tecidos e órgãos no embrião.
ECTODERME: origina dentre outras coisas a epiderme, o sistema nervoso central e periférico.
ENDODERMA: fonte dos revestimentos epiteliais das passagens respiratórias e do trato gastrointestinal, incluindo as glândulas deste trato e as células glandulares dos órgãos associados, como fígado e pâncreas.
MESODERMA: origina as camadas musculares lisas, os tecidos conjuntivos e os vasos associados aos tecidos e órgãos; também forma o sistema cardiovascular, e é a fonte de células do sangue e da medula óssea, esqueleto, músculos estriados e dos órgãos reprodutores e excretores.
Esse processo se inicia pela formação da linha primitiva na superfície caudal do epiblasto (parte dorsal do disco embrionário), que no início é mal definida, porém com 15-16 dias ela aparece como um sulco estreito com regiões salientes em cada extremidade (Fig. 06. 1). A região cefálica (nó primitivo/nó de Hansen) circunda a fosseta primitiva (Fig. 06. 2). As células do epiblasto se dirigem à linha primitiva, tomam a forma de um frasco e se desprendem passando por cima do epiblasto (evento denominado de invaginação), após serem invaginadas, algumas células deslocam o hipoblasto, ajudando em sua diferenciação em endoderma;