Diversidade de canais de venda como estratégia de negócio
Qual o canal de vendas mais adequado para a empresa colocar seus produtos nos pontos de varejo ?
È bem possível que na maioria dos casos não exista um único canal de vendas para que a empresa coloque seus produtos nos pontos de venda e sim uma composição de canais, cada um cumprido com uma tarefa e agregando valor aos negócios da empresa.
Em uma abordagem contemporânea pode-se identificar basicamente 3 canais de vendas como sendo os mais comuns, cada um com suas características (vantagens e desvantagens).
Vendas externas: É o canal utilizado pelas empresas para chegar ao varejo de forma presencial através de visitas de seus representantes e vendedores, tendo como características principais:
Bom nível de efetivação de vendas nas visitas realizadas, isto acontece devido a capacidade do vendedor de gerar empatia com o cliente e também a qualidade da carteira de clientes normalmente trabalhada.
A percepção de novas oportunidades de negócios para a empresa e a sua participação no mercado através da identificação de produtos e concorrentes presentes no ponto de venda é outra característica.
Este canal tem como restrição a dificuldade de movimentação física do vendedor, restringindo sua atuação a uma área geográfica definida.
Vendas Internas – Televendas: É o canal utilizado quando a empresa vende a partir de seus próprios vendedores internos ou vendedores terceirizados, porem, sendo todo o contato realizado sem a presença física do vendedor no ponto de venda, sendo esta, uma atividade normalmente apoiada software especializado e recursos de comunicação (telefone, e-mail, redes sociais), entre outras podemos citar como características:
Boa capacidade de prestar serviços adicionais ao cliente no momento do contato, entre eles: Envio de material informativo sobre os produtos (e-mail). Divulgação rápida de promoções alinhando o envio de e-mail com ligações telefônicas pessoa a pessoa. Recebimento de