Trabalho sistema nervoso
CARLOS CESAR DE ANTONI FILHO
BÁRBARA ARAUJO DOS SANTOS
MAIARA CORRÊA LEITE
SISTEMA NERVOSO
Palhoça
2013
CARLOS CESAR DE ANTONI FILHO
BÁRBARA ARAUJO DOS SANTOS
MAIARA CORRÊA LEITE
SISTEMA NERVOSO
Trabalho apresentado à certificação de Histologia do curso de Odontologia, da Universidade do Sul do Estado - SC, como requisito parcial para obtenção de nota.
Professor: Ricardo Penteado
Palhoça
2013
RESUMO O sistema nervoso tem capacidade de receber, transmitir, elaborar e armazenar informações. Recebe informações sobre mudanças que ocorrem no meio externo, isto é, relaciona o indivíduo com seu ambiente e inicia e regula as respostas adequadas. Não somente é afetado pelo meio externo, mas também pelo meio interno, isto é, tudo que ocorre nas diversas regiões do corpo. As mudanças no meio externo são apreciadas de forma consciente, enquanto as mudanças no meio interno não tendem a ser percebidas conscientemente.
Neste sistema encontramos o neurônio que pode ser considerado a unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso. No sistema nervoso central os corpos celulares dos neurônios localizam-se somente na substância cinzenta. É neles que nossa comunicação sináptica ocorre, entre um neurônio para outro, transformando um impulso nervoso em um sinal químico que atua sobre as células pós-sinápticas.
Mesmo sendo muito complexo, nosso sistema nervoso possui fraquezas como qualquer outro sistema de nosso corpo, sendo assim, afetado por vários tipos de doenças como: Alzheimer; Retração; Atrofia; Cromatólise Central; Necrose entre outras.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................5
2. NEURÔNIOS...............................................................................................................6
2.1