Poluentes químicos, físicos, biológicos e tecnológicos.
A poluição está presente desde o início dos tempos, direta ou indiretamente, sempre provoca um efeito negativo no equilíbrio ambiental, causando assim danos na saúde humana, nos seres vivos e também no ecossistema.
Os agentes de poluição são chamados de poluentes. Que podem ser de natureza física, química, biológica e/ou tecnológica.
Apresentarei, nas páginas a seguir, os principais poluentes dessa natureza, no meio ambiente.
POLUENTES FÍSICOS
Os poluentes físicos são aqueles que podem estar presentes, por exemplo, no local de trabalho, em nossas casas, etc. Eles são considerados um grande risco de saúde, pois podem afetar e conduzir a incapacidade em desenvolver o trabalho.
Os poluentes físicos mais conhecidos são:
* Ruído. * Iluminação. * Radiações ionizantes. * Vibrações.
Poluição Sonora
Esta refere se ao fato de causar danos provocados por sons em volumes que superam os níveis considerados normais e adequados para os seres humanos. Porém, também muitas vezes é tomado como base o impacto dos ruídos dos motores de embarcações, os rojões (para animais como vacas, bois, cães e gatos) e até mesmo a interferência de ruídos urbanos na comunicação das aves.
Diferente das outras, a poluição sonora não deixa resíduo, pois possui um menor raio de ação, e também não é transportada por nenhuma fonte natural; só podemos percebê-la pela audição. Por isso, muitos subestimam os graves efeitos dos ruídos, ainda que ela possa trazer muitos danos à saúde humana.
Exposição: entende-se pelo contato desprotegido a altos níveis de pressão sonora por tempo suficiente para provocar uma lesão auditiva (são passados os limites estabelecidos de altura sonora).
Esta situação está presente em várias atividades da vida diária, de forma desprotegida e voluntária, como usar fones de ouvido com o volume muito alto.
Tecnicamente, não é só o ruído, qualquer som possui uma quantidade de energia que se propagam pelo meio ambiente na forma de ondas