saúde e segurança do trabalho
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
A Ventilação constitui medida bastante aplicada no controle dos riscos ocupacionais e conforto nos ambientes de trabalho. Quando executada e projetada adequadamente torna-se uma das medidas mais eficiente na eliminação dos riscos precitados. Por outro lado, a movimentação de ar natural, isto é, através dos ventos, é responsável pela troca de temperatura e umidade que sentimos diariamente, dependendo do clima da região.
Necessidades Humanas de Ventilação
A Ventilação de residências, espaços comerciais e escritórios é necessária para controlar odores corporais, fumaça de cigarro, odores de cozinha e outras impurezas odoríficas, e não para manter a quantidade necessária de oxigênio ou remover o Dióxido de carbono produzido pela respiração.
Isso é verdadeiro, pois a construção padrão de edifícios para ocupação humana não pode prevenir a infiltração ou a saída de quantidades de ar, mesmo quando todas as janelas, portas e aberturas no forro estiverem fechadas. Classificação dos Sistemas de Ventilação
Para a classificação dos sistemas de ventilação, é preciso levar em conta a finalidade a que se destinam. Dessa forma, os objetivos da ventilação são:
a) Ventilação para manutenção do conforto térmico Restabelecer as condições atmosféricas num ambiente alterado pela presença do homem. Refrigerar o ambiente no verão. Aquecer o ambiente no inverno.
Classificação dos Sistemas de Ventilação
b) Ventilação para manutenção da saúde e segurança do homem Reduzir concentrações no ar de gases vapores, Aerodispersoides em geral, nocivos ao homem, até que baixe a níveis compatíveis com a saúde. Manter concentrações de gases, vapores e poeiras inflamáveis ou explosivos fora das faixas de inflamabilidade ou de explosividade.
c) Ventilação para conservação de materiais e equipamentos (por imposição tecnológica)
Reduzir aquecimento de motores elétricos, máquinas, etc. Isolar cabines elétricas, não