gestão
RESP: Taxa de juro é o chamado custo do dinheiro, o que é cobrado para emprestá-lo, basicamente. A taxa de juros básica de uma economia é fixada pelo Banco Central do país, através de títulos do Governo (e não através de decretos, por exemplo).
2. COMO SÃO CHAMADAS AS INSTITUIÇÕES QUE REÚNEM TOMADORES E EMPRESTADORES?
RESP: São chamadas de instituições financeiras que são credenciadas pelos órgãos competentes para realização de tal procedimento financeiro.
3. QUE QUEREMOS DIZER QUANDO AFIRMAMOS QUE UM MERCADO ESTÁ EM EQUILÍBRIO? QUE É UMA TAXA DE JUROS DE EQUILÍBRIO?
RESP: O equilíbrio de mercado é aquele ponto no qual a quantidade demandada coincide com a quantidade ofertada, ou seja, é aquele patamar onde ambos os lados aceitam o preço alcançado. Quando o preço está acima de seu equilíbrio o lado da oferta estará disposto a produzir mais bens e ofertar no mercado, já a demanda se contrairá, pois a um preço maior as pessoas passarão a demandar menos desse determinado bem devido a perda do poder de compra. Com isso essa pressão de ambos os lados levará o preço a um novo ponto de equilíbrio. A taxa de juros de equilíbrio pode ser definida como aquela consistente, no médio prazo, com inflação estável e com crescimento do produto igual ao crescimento potencial (Blinder, 1998). Nesse sentido, quando a taxa de juros real efetiva está acima do nível de equilíbrio, a política monetária é contracionista, reduz a demanda agregada e a inflação; e vice-versa. Portanto, a taxa de juros de equilíbrio é um dos conceitos mais relevantes para o processo de formulação e de implementação da política monetária.
4. DE QUE MANEIRA UM INDIVÍDUO É CAPAZ DE ALTERNAR SEUS PADRÕES DE CONSUMO NO TEMPO POR MEIO DE CAPTAÇÃO E REALIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS?
RESP: Para fazer isso, o banco emitiria um título prometendo pagar uma determinada taxa de juros Y. O poupador compraria este título. Ato contínuo, o banco emprestaria o dinheiro assim obtido para