Análise Estatística de Poluentes Oriundos da Perfuração de Poços de Petróleo
Análise Estatística de Poluentes Oriundos da Perfuração de Poços de Petróleo
Salvador – BA
2013
Análise Estatística de Poluentes Oriundos da Perfuração de Poços de Petróleo
Pré-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia Elétrica.
Orientadora: Flavia Cavalcante Souto.
Salvador – BA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
Durante as perfurações de petróleo as empresas petrolíferas produzem efluentes líquidos, gasosos e resíduos sólidos que podem ser bastante prejudiciais ao meio ambiente e a saúde dos seres vivos. Essa poluição deve ser reduzida em níveis aceitáveis, com a ajuda de leis e com os padrões internacionais.
Com o passar dos tempos, a indústria petrolífera vem se esforçando para prevenir danos ao meio ambiente e aos seres vivos. Para isso, desenvolve estudos dos efeitos causados pela poluição da extração de petróleo.
No entanto, é preciso pensar cada dia mais além, ver o que é possível fazer para reduzir cada vez mais o impacto dos rejeitos oriundos das operações da indústria de petróleo. Por isso é de grande importância fazer uma análise estatístico dos poluentes, para que a população mundial tenha noção de quais são e as porcentagens dos poluentes, e investir cada vez mais em processos tecnológicos, uma vez que, estes apresentam inúmeras possibilidades de tratamento e recuperação de resíduos, antes de serem dispostos ao meio ambiente.
2 JUSTIFICATIVA
As atividades ligadas à perfuração de poços de petróleo, tanto em terra quanto no mar, geram diversos tipos de resíduos que podem impactar o meio ambiente de forma direta ou indireta. Com o crescimento desta atividade,