Desenvolvimento de fluidos de perfuração a base de óleos vegetais
Desenvolvimento de fluidos de perfuração a base de óleos vegetais
Carolina Teixeira da Silva
Natal, janeiro de 2003
Agradecimentos
Quero agradecer a Deus por ter possibilitado a realização deste curso, bem como todo o caminho para chegar ao mesmo, caminho este trilhado desde criança com muita dedicação e vontade de vencer.
Agradeço aos meus pais por todo amor, carinho e compreensão tão necessários durante toda minha vida, aos meus irmãos o carinho e afeto. A meu amado “Dan” por ter compreendido e aceitado meus erros e virtudes com amor e carinho, além de ter concedido sua ajuda em momentos tão necessários e importantes na minha vida.
Agradeço aos meus amigos e colegas da universidade por terem me ajudado a aprender e crescer na vida.
Agradeço a professora Tereza Neuma por ter acolhido-me no LTT e pelo seu apoio quando as dúvidas surgiram.
Agradeço aos amigos e colegas do LTT – Laboratório de Tecnologia de Tensoativos, pelo apoio e ajuda durante minha permanência no laboratório, principalmente a Miguel pelo conhecimento cedido, a Marcílio, Leandro, Luciana, Rossana e Érica pelo apoio prático para realização deste. A Kaline e Claudia pelas nossas conversas e desabafos.
Agradeço ao Coordenador e a todos do Programa PRH/14 da ANP, pelo apoio e dedicação. Agradeço a todos os professores que transmitiram seus conhecimentos e aprendizados com profissionalismo e segurança.
I
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no
Departamento de Engenharia Química e Química, no Laboratório de Tecnologia de Tensoativos, o trabalho faz parte do Programa de Recursos Humanos da ANP (PRH-14), o qual foi realizado no período de Março de 2000 até Fevereiro de 2002.
Através de estudos iniciados na década de 90, constatou-se que ésteres graxos possuem propriedades semelhantes aos óleos minerais quando utilizados em fluidos de perfuração, porém os ésteres são de baixa toxidade, e menos