Fotografia e Educação
As principais características dos projetos fotográficos nas escolas são fazer com que os alunos tenham um olhar critico sobre o cotidiano dos mesmos, para que possam pensar na fotografia de diferente maneira. Alguns funcionam em escolas de maneira a fazer uma intervenção social, tirando assim muitos jovens das ruas, das drogas, da violência.
As atividades utilizadas nas oficinas permite explorar os princípios básicos da fotografia de forma lúdica, desde a confecção das câmeras, a partir de latas recicladas, ao momento de revelação dos negativos. Tanto o processo técnico quanto a metodologia de trabalho são ideais para crianças e adolescentes, uma vez que propiciam um processo de aprendizagem divertido e colaborativo.
Proporciona uma aproximação com as varias áreas da cultura e da arte, como: cinema, as artes plásticas, a literatura, a música e a própria fotografia, também estimula o jovem a se apropriar criativamente das infinitas possibilidades de seu imaginário e a refletir sobre sua noção de identidade e de comunidade.
Projetos:
A fotografia na escola: fotografia como elemento didático - pedagógico no ensino de educação ambiental:
Entidade Responsável Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Equipe de trabalho: Professores e Alunos bolsistas do Núcleo de Fotografia FABICO/UFRGS e Professores do Ensino de 1o e 2o Graus do Município de São José dos Ausentes/RS.
Através da utilização da linguagem fotográfica no ensino de 1º e 2º Graus da rede de educação pública do Município de São José dos Ausentes/RS, promover uma maior conscientização ecológica dos pais e alunos, em relação ao seu próprio ambiente e comunidade.
Álbum: o trabalho com a fotografia na escola
Ao perceber que a turma tinha preconceitos sobre os trabalhadores do campo, uma realidade comum na cidade de Dois Córregos, a professora Vera Lucato, sugeriu que todos estudassem artistas que retrataram a vida rural e produzissem as próprias fotografias para uma