petroleo
TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO –
ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO.
AUTORES: TALITA BARBOSA MATOS PEIXOTO
PAULO DAVID J. TOSTES DOS SANTOS
MARCOS COHEN
Resumo
O tratamento de resíduos de perfuração de poços de petróleo é uma atividade que exige alta especialização por parte das empresas que o executam, dado o risco ambiental a que são expostas empresas e comunidades onde esta atividade ocorre.
Após a abertura do mercado nacional de petróleo, observou-se um aumento de empresas que desempenham este tipo de atividade, sendo, portanto necessário aprimorar os mecanismos de controle e tratamento de resíduos de perfuração.
Empresas envolvidas nesta atividade podem optar por assumir uma postura proativa ou por atender somente os mínimos requisitos exigidos.
O presente artigo é um estudo de caso de uma empresa da cadeia de petróleo e gás que desenvolve uma atividade crítica na exploração de petróleo e gás. A confiabilidade de uma empresa que presta serviços às operadoras de blocos de petróleo é fundamental para sua sobrevivência no negócio, haja vistas aos prejuízos causados por desastres ambientais. A gestão ambiental de empresas deste segmento é determinante não só para a qualidade de seus serviços como para sua imagem, pois apesar de todas as inovações disponíveis, a relevância dada à gestão ambiental é o fator decisivo para orientação de sua estratégia que será desmembrada por toda a empresa.
Palavras-chaves: gestão de resíduos sólidos, fluidos de perfuração, exploração e produção, melhores práticas.
Abstract
The treatment of oil drilling fluids waste is an activity that requires a high level specialization degree from organizations that perform this type of activity, due high environmental risk involved to organizations and communities where this operation occurs.
After national oil marketing opening, an