Escravidão cultura e modernidade
A cultura brasileira tem promovido uma integração e miscigenação racial no Brasil não sido harmonica. Trouxe bastante prejuízo para nossa formação histórica, pois escondia o preconceito e a desigualdade nas relações socias entre brancos, negros e índios. especialmente em relação ao papel de desvantagem dos negros brasileiros e indígenas, grupos fortemente explorados no período colonial do país, que tendem a ocupar posições menos prestigiadas na sociedade brasileira moderna.
O processo de miscigenação é a mistura de etnias diferentes. A miscigenação foi denominada violenta provocada pela colonização portuguesa sobre os povos indígenas e africanos.
Melting pot diferentes grupos étnicos que formam a nação brasileira. A fértil zona litorânea foi palco dos primeiros encontros entre indígenas e colonizadores portugueses e recebeu importantes contingentes de africanos, trazidos como escravos. Nos campos do Sul, imigrantes italianos, alemães, japoneses, poloneses e outros lançaram raízes próximas de sua origem. Mas foram as pujantes cidades costeiras, mais que qualquer outro lugar, que propiciaram a mistura de raças, tradições culturais e credos que resultaram na civilização brasileira. Na cultura brasileira, é enorme o aporte das tradições indígenas. No Brasil não há registro de civilizações pré-colombianas do porte das encontradas em outros países latino-americanos. No entanto, a influência das raças ameríndias se faz sentir até hoje, tanto na formação étnica do povo brasileiro, quanto nas manifestações culturais e artísticas. A música, a dança, a culinária, o vocabulário, os mitos, o próprio comportamento dos brasileiros estão impregnados de valores herdados dos autóctones.
O Brasil foi o último país do mundo a abolir a escravidão. Este fato deixou
Marcas profundas na cultura brasileira como o autoritarismo, a corrupção, a segregação.
Social, o racismo, o clientelismo, bem como o