ATPS Tica Apresenta O
UNIDERP – PÓLO CASTRO - PR
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
PERÍODO LETIVO: 2014/2
SEMESTRE: 4º
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL
PROFESSOR EAD: ME. MAURÍCIO DIAS
CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL
ALUNOS
Aranice de Jesus Mendes – RA: 411829
Jucinei Rodrigues da Silva – RA: 433132
Madone Nedne Oliveira Gomes – RA: 430220
Priscila Silva Fietkoski – RA: 430199
Sueli Aparecida Monteiro de Souza – RA: 430200
CASTRO/2014
Introdução
A presente atividade abordará conceitos fundamentais sobre Ética e Serviço Social, baseando no capítulo II, do Livro de Maria Lúcia Silva Barroco: Ética e Serviço Social: Fundamentos
Ontológicos.
Foram levantados alguma apontamentos referente a Afirmação e Negação da liberdade nos anos 60/70, como veremos a seguir.
Este capitulo aborda especificamente de movimentos populares, lutas de classes, que desencadearam nas décadas de 60/70. Movimentos estes que buscavam entre outros direitos o direito à liberdade, explicitando conflitos e contradições e possibilitando alternativas e escolhas.
Surgem movimentos em defesa do feminismo, movimentos estudantis, movimentos cristãos, que imbuídos de coragem que travaram “guerras” em defesas de suas aspirações, sendo até mesmo encarados como desobedientes.
Afirmação e negação da liberdade nos anos 60/70
A ruptura com costumes e valores de ordem moral é sempre relativa a condições históricas favorecedoras de questionamentos que remetem à vida cotidiana, explicitando conflitos e contradições e possibilitando novas alternativas e escolhas.
Dada dinâmica da sociedade, tais possibilidades estão potencialmente presentes na vida social; no entanto, determinados momentos históricos são particularmente propiciadores de uma expressão. A década de 60 é um destes momentos.
Considerada uma época “revolucionária”, especialmente por sua potencialidade de ruptura ideológica com instituições, papéis sociais e princípios historicamente vinculados à moralização dos costumes: a família, o