RELATORIO DE BIOQUIMICA INATIVA O ENZIMATICA
1-INTRODUÇÃO:
Algumas enzimas são proteínas (hoje sabemos que certas moléculas de RNA também atuam como enzimas). Sendo assim, fatorescomo temperatura e pH são capazes de alterar a atividade das enzimas e, consequentemente, a velocidade das reações por elas catalisadas. A velocidade das reações enzimáticas aumenta com a temperatura até que seja atingida a velocidade máxima. A partir desse momento, a velocidade da reação começa a decrescer, o que pode ser explicado pelo início da inativação das enzimas pela temperatura.
O amido quando tratado com saliva se degrada totalmente até glicose, sua ose fundamental. Isso ocorre por que encontramos na saliva a enzima alfa-amilase, que atua sobre o amido, realizando sua hidrólise enzimática, agindo especificamente sobre as ligações alfa-1,4 deste carboidrato. Ela também é encontrada nos vegetais, fungos e bactérias. Nessa hidrólise, o amido passa pelas seguintes etapas intermediárias:
AMIDO
ERITRODEXTRINA
ACRODEXTRINA
MALTOSE
GLICOSE
O amido quando tratado com saliva se degrada totalmente até glicose, sua ose fundamental. Isso ocorre por que encontramos na saliva a enzima alfa-amilase, que atua sobre o amido, realizando sua hidrólise enzimática, agindo especificamente sobre as ligações alfa-1,4 deste carboidrato. Ela também é encontrada nos vegetais, fungos e bactérias. Nessa hidrólise, o amido passa pelas seguintes etapas intermediárias: Ao colocarmos a saliva em contato com o amido, inicia-se a hidrólise enzimática, por ação da alfa-amilase. Com o passar do tempo, o amido é convertido em seus produtos derivados MALTASE E GLICOSE. Esta reação de hidrólise parcial ou total de amido pode ser comprovada através do teste de Benedict, o qual é capaz de revelar a presença de açucares redutores quando presentes