Ética e Direito Aplicados À Informática
CCET – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia
Disciplina: Legislação Aplicada a Informática
8BCN1
Ética e Direito Aplicados À Informática
Hyan Karlos Silva de Figueiredo
João Fernando A. Monteiro
Belém – Pará – Brasil
Em nossa geração os dispositivos eletrônicos tomaram conta de todos os lugares com suas diversas utilidades. Portanto, já se torna algo comum ver em escolas, praças, bares, casas, hospitais, esses equipamentos informacionais fazendo parte da vida das pessoas. O equipamento que se tornou indispensável na vida das pessoas é o computador.
Todas essas modificações de comportamento e de atitudes fazem com que aquelas que possuem um pouco mais de instrução quanto ao uso de um computador ensinar os outros que não dominam tal tecnologia. Como diz [Otero,
2003] criou-se “uma espécie de 'ecologia computacional' está 'no ar', cativando novos usuários das máquinas”.
Com todo esse advento tecnológico por parte dos computadores muitos malefícios foram surgindo com o aumento das atividades por parte dos que utilizam o computador e outras tecnologias, como a internet. Questões como a diminuição da privacidade das pessoas, a confiabilidade, a propriedade intelectual, a segurança, etc, são cada vez mais discutidos no cenário tecnológico.
Sendo assim, muitas são as opiniões que abordam o grau de parcialidade ou neutralidade, por assim dizer, da ciência e da tecnologia. Muitos pensam que ambas divergem para algum lado, seja são parciais e tendem favorecer algo ou alguém. As consequências que podem ser abordadas de uma inovação tecnológica depende muito da forma como ela é utilizada, dependem de como o ser humano as utiliza.
Moral e Ética se assemelham tanto que podem até ser colocadas como
(quase) sinônimos, podendo dizer que a Ética faz referencia ao mau e o bom; as condutas responsáveis e irresponsáveis; ao proibido, ao facultativo e ao obrigatório
Envolve tanto questões públicas quanto questões de cunho