Literatura para quê? RESENHA
CURSO DE LETRAS
LITERATURA PARA QUE?
ANANINDEUA
2010
COMPAGNON, Antoine. Literatura para que?/ Tradução de Laura Taddei Brandini. São Paulo. Ed. UFMG, 2006. 57p.
Resenhado por ...
Um único ponto atormenta-me na replica que lhes apresento: devo manter a idéia de que a literatura nos inicia ao mundo de maneira exclusiva? Posso eu também sustentar que ela nos desvela uma parte da experiência humana que nos ficaria inacessível sem ela? Lembrem-se do ponto de vista de Calvino: “Há coisas que só a literatura pode nos dar.” Ou a frase de Bloom: “Só a leitura aprofundada e constante...” Ou de Kundera insistindo “No que só o romance pode desvelar e dizer”. É verossímil que só a literatura, só o romance me dêem o que os outros discursos, as imagens e os sons seriam incapazes de oferecer? Não a informação, a qual se encontra alhures em uma abundancia incomensurável, mas a formação de si mesmo e o caminho em direção ao outro. É exato que a ficção seja o único gênero que me fale de certos aspectos da vida com plenitude?
Esse é um fragmento do texto “Literatura para que?”, do autor Antoine Compagnon. O livro mostra Antoine fazendo um apanhado sobre literatura usando grandes nomes da época em que París estava em seu auge de idéias; O texto teve como tradutora Laura Taddei Brandini. Tendo uma grandiosa explanação no Collège de France em 30 de novembro de 2006. O livro foi lançado em 2009 pela editora UFMG. Argumentando sobre a literatura na formação do individuo e na colocação da mesma no cotidiano.
Tendo esse pensamento como base, o autor começa a expor as suas idéias sobre a utilização da literatura como pensamento crítico mostrando que a mesma faz com que a pessoa seja sincera e verdadeira.
Com isso o autor coloca quatro explicações sobre o poder da literatura, sendo a primeira:
A primeira explicação passa por Mimesis e Catharsis, sendo que Mimesis passa a idéia de