biologia da amazonia
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ
DIRETORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO
E C O L O G I A
PARTE I
Daniel Ferraz
- Daniel.ferraz@ifpa.edu.br -
Turma Aquicultura - 2012
1- CONCEITOS BÁSICOS EM ECOLOGIA
1.1- O que é ECOLOGIA?
O termo ECOLOGIA (do grego oikos, casa, e logos, ciência), empregado pela primeira vez em
1866 pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919), designa o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o ambiente em que vivem.
A ecologia é uma ciência multidisciplinar, que engloba diversos ramos do conhecimento. Além da
Biologia, da Física e da Química, também as ciências econômicas e sociais tem de ser integradas para que se possa entender a complexidade das relações entre a humanidade, os outros seres vivos e o planeta. Nas ultimas décadas a sociedade parece ter finalmente despertado para os problemas ambientais causados pela expansão da população humana. Estamos tomando consciência de que é preciso fazer algo para evitar a degradação do ambiente em nosso planeta. Nesse contexto, os conhecimentos ecológicos são fundamentais para tentarmos reverter alguns dos graves problemas ambientais que nós mesmos provocamos. A primeira atitude para proteger o ambiente é procurar compreender a intrincada rede que interliga os seres vivos e o meio.
1.2- A BIOSFERA
No início de sua existência, a terra era um planeta bem diferente do atual. Sua superfície era muito quente e não existia água em estado líquido. Evidências recentes sugerem que a atmosfera terrestre, há
3,5 bilhões de anos, era muito diferente da atual, sendo constituída principalmente de gás carbônico (CO2), metano (CH4), monóxido de carbono (CO) e gás nitrogênio (N2).
À medida que o planeta foi esfriando, água líquida foi se acumulando nas depressões da crosta e originando os primeiros lagos e mares da terra. O intenso bombardeamento por radiações solares teria
causado