Estudo das algas
Curso de Ciências Biológicas Taxonomia Vegetal: Botânica I Jefferson Justin da Rosa
03 de Setembro de 2012.
Perguntas e respostas:
1) Comente a afirmação: “Amazônia é o pulmão do mundo”.
O objetivo dessa informação era chamar a atenção para o desmatamento acelerado que ocorria e continua acontecendo, não só na Amazônia, mas também em outras partes do Brasil e do mundo. O pulmão não é responsável pela produção do oxigênio que necessitamos se fosse ao dependeríamos de equipamentos responsáveis para ir ao espaço ou para pratica de mergulho; na verdade a compreensão desta afirmação foi errada, mas possui a uma relação com este ciclo. A maior parte de oxigênio produzida tem origem nos oceanos a partir das algas marinhas que cobrem uma parte maior do que a Amazônia, produzindo muito mais oxigênio do que consomem, assim como o pulmão, a Amazônia tem a função de regulador de temperatura e purificação do ar, a Amazônia e as outras florestas do planeta cumprem o papel de resfriamento e purificação do oxigênio que tanto necessitamos; portanto, o equilíbrio do ciclo é necessário para evitar o aumento da temperatura dos oceanos e conseqüentemente a diminuição de toda essa produção de oxigênio pela redução das algas. 2) Qual a principal fonte do oxigênio no planeta? Por quê?
A principal fonte de oxigênio são as algas marinhas, por que ocupam um território enorme do planeta que são os oceanos e mares; os oceanos (algas) são os maiores produtores de oxigênio e consumidores de CO2.
3) Escreva sobre o cultivo de macroalgas marinhas, enfatizando os benefícios, espécies que são cultivadas no Brasil e os filos (=divisão) a que pertencem.
Para realizar o cultivo de macroalgas marinhas é necessário primeiramente conhecer a alga que melhor se adapta as condições da região, estabelecendo uma metodologia de