Ética e desigualdade social
Indubitavelmente com as revoluções liberais da Idade Moderna o capitalismo se estabeleceu, pioneiramente, como sistema econômico dominante nos países da Europa ocidental. Algumas e mais importantes dessas revoluções foram a Revolução Inglesa (1640-1660), a Revolução Francesa (1789-1799) e a independência dos Estados Unidos, que construíram a armação institucional de suporte ao desenvolvimento capitalista. E assim deu-se início ao capitalismo moderno.
Após a implantação do capitalismo a partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, iniciasse um processo ininterrupto de produção coletiva em massa, gerando lucro e acúmulo de capital. As sociedades vão mudando a concepção da cultura de nascimento. Surgem as primeiras teorias econômicas modernas: o Liberalismo e a economia política moderna.
A propriedade privada, ou , as leis de mercado sao caracteristicas tipicas do capitalismo,isto é, a essência dele. Este também é medido através da análise das classes sociais, ou ainda pela observação do crescimento de um sistema de mercado.
2.1 Ideologia
De acordo com Marx(1853) na nossa atual condição como sociedade, é quase impossível imaginar uma sociedade perfeita, sem dinheiro, sem mendigos, sem pobres, sem todas as regalias tecnológicas que existem. Isso é fruto de uma contraposição de valores, que se tornou uma alienação.
Segundo o filosofo Platão(351a.C) na pós-modernidade surgiu novo sistemas econômicos contrários ao capitalismo. Todavia , é difícil hoje encontrarmos uma sociedade que não viva seguindo os parâmetros da economia mundial, o capitalismo. Um único exemplo que temos é Cuba, onde seu sistema econômico está voltado para o comum, sendo assim orientada economicamente pelo comunismo.
No diagnóstico elaborado por pesquisadores, durante os séculos XIX e XX, foram muitas as sociedades que se opuseram à tendência econômica mundial. Essa oposição foi tão forte que guerras foram travadas, como é o caso da guerra fria.