ciencias contabeis
CENTRO DE CIÊNCIAS econômicas, CONTÁBEIS e comércio internacional
Elvio Antunes, Idilaine de Matos, Joceane P. Lunardi,
Jordana Petrykowski, Susane Fiorentin
TEORIA DA JUSTIÇA SOCIAL – JOHN RAWLS
Nova Prata
2013
Elvio Antunes, Idilaine de Matos, Joceane P. Lunardi
Jordana Petrykowski, Susane Fiorentin
Teoria da Justiça Social – John Rawls
Trabalho apresentado na disciplina de Ética, no Núcleo Universitário de Nova Prata, da Universidade de Caxias do Sul.
Professor: Cedenir Roberto Caumo
Nova Prata
2013
1 Introdução
Este trabalho tem por objetivo apresentar a obra de John Rawls que é o teórico que exerce a maior influência na atualidade. Ele procura um equilíbrio entre a liberdade a diferença e a justiça.
Rawls enfocou a justiça como base de um novo contrato social, uma sociedade bem ordenada compartilha de uma concepção pública de justiça que regula a estrutura básica da sociedade.
2 DESENVOLVIMENTO
John Rawls foi um professor de Filosofia Política na Universidade de Harvard, autor de Uma Teoria da Justiça, Liberalismo Político e O Direito dos Povos. John Rawls no século passado enfocou a justiça como a base de um novo contrato social, baseado em Kant e Rousseau. A idéia principal do autor é a justiça como equidade. Segundo ele, "O ponto essencial é que, em matéria de justiça política, nenhuma concepção moral geral pode fornecer um fundamento publicamente reconhecido para a concepção da justiça no quadro de um Estado democrático moderno” (Rawls, 1993,§ 1). O autor escreveu com a convicção de produzir uma tese alternativa. “ Cada pessoa tem sua inviolabilidade fundada na justiça que, meso em nome do bem-estar do conjunto da sociedade, não pode ser violada. Por este motivo, a justiça proíbe que a perda da liberdade de alguns possa ser justificada pela obtenção de um bem maior para todos os