Ética e avaliação psicológica
CYNTYA VAZ DA SILVA
GESSÉLIA ERMÍNIA COSTA ALEIXO
JULIANE MENEZES SILVA
MAYSA ARAÚJO PIRES
QUÊNIA SOARES ASSUNÇÃO
RENATO FERREIRA DA SILVA
ÉTICA E A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
IPATINGA
2013
CYNTYA VAZ DA SILVA
GESSÉLIA ERMÍNIA COSTA ALEIXO
JULIANE MENEZES SILVA
MAYSA ARAÚJO PIRES
QUÊNIA SOARES ASSUNÇÃO
RENATO FERREIRA DA SILVA
ÉTICA E A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Trabalho de Psicologia apresentado à Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ética Profissional em Psicologia.
Orientador: Profª. Juliana Correia
IPATINGA
2013
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A Avaliação Psicológica refere-se a um conjunto de procedimentos confiáveis que permitem ao psicólogo julgar vários aspectos do individuo através da observação de seu comportamento em situações padronizadas e pré-definidas, ela também se refere ao modo de conhecer fenômenos e processos psicológicos por meio de procedimentos de diagnóstico e prognóstico e, ao mesmo tempo, aos procedimentos de exame propriamente ditos para criar as condições de aferição ou dimensionamento dos fenômenos e processos psicológicos conhecidos. (Alchieri & Cruz, 2004)
Ela é entendida como o processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando-se, para tanto, de estratégias psicológicas – métodos, técnicas e instrumentos. (Resolução CFP 07/2003)
A Avaliação Psicológica é um processo flexível e não padronizado, que tem por objetivo chegar a uma determinação sustentada a respeito de uma ou mais questões psicológicas através de coleta, avaliação e análise de dados apropriados ao objetivo em questão. (Urbina, 2007)
IMPLICAÇÕES ÉTICAS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
A