A percepção
Ética na base do pensamento filosófico aplicado a psicologia vai auxiliar a todos que façam uso desse saber para:-
- Avaliar com críticidade todos os actos e fatos sociais.
- Evitar o erros da Rotulação do ser Humano.
- Coibir os Estereótipos que surgem na média.
- Questionar os falsos valores do senso comum.
- Combater as falsas verdades classistas.
Estudar a evolução Filosófica da Ética é estudar a psicologia da conduta humana, tudo se compõem na luta pela civilidade, respeito social e cidadania
O objectivo do presente estudo é um convite reflexivo que fazemos aos leitores acerca da Ética na Avaliação Psicológica.
Partindo de Caracterização Geral do termo, definimos o Código de Ética profissional, o ideal e a realidade e apresentamos uma breve exposição dos motivos para a sua validação numa perspectiva psicofilosófica.
Numa fase posterior do estudo, reflectimos acerca do poder e da influência que o Profissional de Psicologia exerce nos outros.
A responsabilidade Ética deverá sempre pautar o Profissional de Psicologia em todos os seus procedimentos psicológicos especialmente na Avaliação Psicológica.
No entanto, as variáveis psicossociais e económicas são intrínsecas ao Profissional de Psicologia enquanto membro inserido na Sociedade. Ética – Uma Definição Filosófica e Etimológica
A palavra portuguesa deriva de dois termos gregos muito semelhantes no seu significado e pronúncia. Éthos significa hábito ou costume - entendidos, com uma certa superficialidade, como maneira exterior de comportamento; êthos tem um significado mais amplo e rico: o de lugar ou pátria onde habitualmente se vive e o carácter habitual (ou maneira de ser ou até forma de pensar) da pessoa. Assim, o ético poderia traduzir-se por modo ou forma de vida, no sentido mais profundo da palavra, compreendendo as disposições do homem na vida, o seu carácter, costumes e, claro, também a moral.
O tema nuclear da Ética são os