Ética e as relações humanas no trabalho nas organizações.
Nome: Jairo Aguiar
ÉTICA E AS RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES.
Hoje um dos fatores que regem o posicionamento ético de uma organização no mercado são seus valores.
Para Francis J. Aguilar autor do livro “A Ética nas Empresas”, o assunto ética empresarial em algumas empresas é posto em segundo plano, ou mesmo evitado, sua opinião é embasada no fato de haver contradições dentro das organizações. Contradições essas que nascem a partir do momento em que empresários admiram o fundamento da ética e ao mesmo tempo por problemas organizacionais é cercada por uma aura negativa, associada a problemas controversos. A base para tal conclusão foram entrevistas com indivíduos dentro das empresas em diferentes níveis organizacionais e com diferentes responsabilidades funcionais.
O autor propõe que a ética nas empresas cria um clima organizacional capaz de motivar iniciativas inovadoras e ousadas que são essenciais para obter e manter o sucesso de um negócio. Em sua vivência dentro das organizações em busca de detectar os pontos fracos em relação à ética, um dos pensamentos dos líderes se define no ditado “se não está quebrado não concerte”. O que significa que na visão desses administradores a ética só deve ser trabalhada caso haja certa necessidade em um momento problemático dentro da organização, seja em ambiente interno ou ambiente externo. A falta de ética nas organizações é visivelmente aberta para a sociedade por intermédio das mídias onde são divulgados os atos desonestos de empresários e grandes empresas, e que por fim pagam multas e são levados à justiça causando até prisões de executivos.
Francis J. Aguilar nos dá um exemplo de duas empresas uma que sofreu as consequências da falta de ética organizacional e outra que por dar total importância a ética obteve muito sucesso.
O presidente Neil L. Hoyvaldi e vice-presidente John F. Lavery da Beech-Nut, foram condenados a pena de prisão de um