Ética profissional
Falando objetivamente sobre o código do contador, vemos que a ética não se torna apenas mais uma ação moral, e sim, uma ferramenta da sociedade, pois acabamos ficando como os fiscalizadores dela.
Ele se colocou para nós contadores, e futuros contadores, com o objetivo de se fazer um segmento ético aceito pela sociedade.
Possuímos alguns conceitos éticos próprios, onde podemos destacar a nossa responsabilidade perante a sociedade, onde devemos possuir uma conduta leal e imparcial, preservando assim a imagem do profissional contábil, tanto para o restante da sociedade, quanto para os nossos colegas de profissão. O maior desafio do contador nos dias atuais e futuros será definir os limites da honestidade e dignidade de nossas ações, pois com os mercados cada vez mais globalizados, os princípios morais ficarão mais difíceis de serem distinguidos. Porém, se soubermos aplicar de maneira correta estes princípios, alcançaremos o sucesso profissional.
6.3
Fazendo uma definição geral sobre código de ética, vemos que são círculos de princípios, que possuem praticas permitidas e proibidas, já instauradas sobre a profissão.
Os conceitos fundamentais da administração ética são a questão ética e os dilemas éticos, onde o 1º lida com a formulação do problema, ou seja, verificar o que aconteceu, identificar o que ou quem ocasionou, e resolve-lo. Já o 2º, é relacionado com a solução do problema, quando houver questões pessoais envolvidas. Como exemplo, se quem está faltando com a ética é um parente do chefe, ou quando o próprio chefe pede para o contador distorcer informações.
Para corrigir esses erros, várias empresas já adotaram programas de treinamentos éticos em seus planejamentos. Alguns instrumentos que posso destacar, são os seminários frequentes sobre ética que esses lugares utilizam e a criação de um cargo especifico para observar e apontar as falhas que a empresa