Ética Profissional
1. A Necessidade de uma existência ética
A ética é uma característica inerente a toda ação humana e por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de "consciência moral", estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.
A ética empresarial é o ramo da ética ligado diretamente às empresas, que é referente à conduta ética das empresas, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente.
Da mesma forma que a ética estabelece as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva, a ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa, seja ela pública ou privada.
A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados.
As empresas que desejam hoje permanecer no mercado têm de implantar um programa de ética e monitorar o seu cumprimento (ARRUDA, 2002 e LEISINGER e SCHMITT, 2001).
Dentro da ética empresarial, existe a ética profissional, que é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta. Muitas organizações procuram, hoje, criar seu código de ética. As empresas têm motivos de sobra para atuarem de maneira ética interna e externamente, isso porque está provado que práticas cidadãs podem ser um diferencial competitivo.
2. Senso moral
O senso moral atua quando uma pessoa é movida a agir por causa dos seus sentimentos ao próximo, pelos seus valores e ainda pelo sentimento de igualdade entre si e o próximo, ou seja, o senso moral leva uma pessoa a agir imediatamente. Sentimentos exprimem o nosso senso moral, a avaliação de nosso comportamento segundo ideias como as de certo e errado.
3. Consciência Moral
A consciência moral atua na tomada de decisões relacionadas ao comportamento da pessoa, pois necessita