ética profissional
→ diz respeito às atividades humanas do ponto de vista do bem /do mal, do certo/errado, do correto/incorreto;
→ refere-se à capacidade e ao livre arbítrio. Ao orientar-se conforme regras de condutas em relação aos outros. para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício” (CHAUÍ, 1997, p. 337).
Reflexão
Conta-se que num país, há muito tempo, um rei, pressentindo seu fim, chamou seus súditos para lhe responderem 3 perguntas, prometendo grandes honrarias àquele que desse respostas perfeitas:
- Qual é o lugar mais importante do mundo?
- Qual é a tarefa mais importante do mundo?
- Qual é o homem mais importante do mundo?
Doutores e ignorantes, ricos e pobres responderam às 3 perguntas, mas nenhuma satisfez o rei. Por fim, faltava ouvir o velho sábio, que não respondera por que não lhe interessavam as honrarias. Os emissários do rei foram enviados para que obtivessem as suas respostas, e ele as deu:
1- O lugar mais importante do mundo é onde você está, porque ali está seu ser, de modo que ali você pode viver a sua vida plenamente, com todas as suas potências;
2- A tarefa mais importante do mundo é a que você deve fazer. E repensou: a que você deve, e não a que quer.
3- O homem mais importante do mundo é aquele que precisa de você, porque é ele que dá a ocasião de exercitar a virtude mais bela: a caridade”
Diante de tais considerações, o profissional:
1. Sabe qual a sua função?
2. Tem consciência de quais competências lhe são exigidas?
3. Sabe como deve agir no exercício de sua função?
- Cuidar de sua apresentação