Ética profissional
Nós vamos falar sobre algumas condutas antiéticas.
Há condutas profissionais aceitas como “NORMAIS” que podem ser facilmente classificadas como antiéticas, causando estresse e desmotivação na equipe e organização.
Há muitas formas não éticas de agir nas organizações, como de resto na vida em geral.
Você pode fazer afirmações que não são verdadeiras, reter informações que deveriam ser compartilhadas, sonegar impostos e burlar leis, distorcer fatos em seu interesse.
A vaidade profissional é uma das condutas antiéticas, como por exemplo:
Depois de muito esforço e competência técnica, você subiu de cargo. Ao ser muito elogiado seu EGO foi as ALTURAS e você decidiu que sua opinião, á partir de agora é SOBERANA, ou seja, por SABER TUDO, não há necessidades de escutar os colegas. Mas cuidado sempre tem alguém que sabe algo diferenciado e pode lhe ajudar.
ASSÉDIO MORAL
Casos de assédio moral podem acontecer com muita freqüência no dia á dia de trabalho.
O Assédio Moral se caracteriza por uma atitude repetitiva, partindo desse pressuposto, quando seu chefe lhe solicita muitas tarefas com um prazo impossível de cumpri-las, durante vários dias. Essa é uma conduta antiética do seu LIDER.
ENTRE COLEGAS,
Vou destacar aqueles funcionários que acham que seu conhecimento e suas informações são a chave para manter o EMPREGO.
Esses Profissionais são aqueles que dominam as suas funções, mas não gostam de ensiná-las para nenhum colega de equipe. E para completar, nas suas férias, ele adianta tudo para ninguém fazer. Isso claramente é uma conduta antiética e precisa ser