Comercio eletronico
Este mercado, que está em constante crescimento, já atraiu muitas empresas tradi- cionais e fez surgir também novos e lucrativos negócios.
Esta nova modalidade de comércio também provocou o surgimento de novas tecnologias e técnicas para transferência de informações via internet, pro- curando melhorar a segurança das informações e proporcionar maior integração en- tre sistemas independentes, mas ao mesmo tempo comunicativos entre si. Isto signi- fica, por exemplo, que lojistas e bancos tiveram que repensar no modo como seus sistemas funcionam e operam para promover uma integração entre os mesmos a fim de trazer ao consumidor, visitante de uma loja virtual a possibilidade de uma experi- ência de compra simples, prática e segura.
O QUE É COMERCIO ELETRONICO
Comércio é definido como permutação, troca, compra e venda de produtos ou valores (DICIONÁRIO AURÉLIO). Comércio eletrônico é também co- nhecido como e-commerce, uma abreviatura de eletronic commerce, em inglês. O significado de comércio eletrônico foi modificando-se com o passar do tempo. Origi- nalmente, definia-se como e-commerce as facilidades de transações comerciais rea- lizadas utilizando-se tecnologia como a de troca eletrônica de dados (EDI – Eletronic
Data Interchange) que apareceu na década de 1970. A troca eletrônica de dados consiste no envio de documentos comerciais, tais como ordem de compra e confir- mações de pagamentos de forma eletrônica (em geral através de arquivos texto transmitidos via conexão discada). Atualmente, comércio eletrônico é um termo usa- do para se definir o comércio realizado através de páginas da internet.
1.2. e-Commerce x e-Business
Tomamos então, como definição que, comércio eletrônico é toda e qualquer permutação, troca, compra e venda de produtos ou valores realizados atra- vés de um meio