Ética para um Jovem cap-5
Realizei este para a disciplina de Filosofia, onde falo do capítulo 5 ‘’Acorda, Baby’’. Este capítulo aborda temas como a ética, os direitos humanos, liberdade e a arte de viver com os outros. Neste capítulo o autor mostra-nos que a riqueza e o dinheiro não nos traz a felicidade completa, não é isso que nos faz ter uma vida boa, porque mesmo que tenhamos muito dinheiro há sempre coisas que não conseguiremos comprar.
A tese do capítulo é para termos uma boa vida, temos de viver bem com os outros. O problema que se coloca a esta tese pode ser: em que consiste ter uma boa vida?
No início do capítulo, Savater começa por apresentar duas personagens. A primeira personagem chama-se Esaú e era um caçador. A historia de Esaú é da bíblia, do Antigo Testamento. Conta a história de dois irmãos gémeos, Jacob e Esaú. Um dia Esaú chega do campo cansado e pede comida ao irmão. O irmão negoceia com ele para que apenas lhe daria comida se Esaú lhe desse o direito de primogenitura, pois este era o filho mais velho. Esaú, ingénuo e sem pensar que o direito de primogenitura era-lhe útil aceitou. Trocou-o por um prato de lentilhas. Preferiu satisfazer um prazer inferior, tomar uma refeição, a ter um prazer superior um dia mais tarde, se tivesse o direito de primogenitura. Nas aulas de filosofia aprendemos que uma pessoa que procura satisfazer sempre os seus prazeres vai ter problemas na vida. É melhor esforçar e trabalhar agora para um dia mais tarde ter mais prazeres. A outra personagem chama-se Kane, é uma personagem de um filme. Kane passou a vida a vender e maltratar pessoas para conseguir comprar tudo o que queria. No final da vida, apercebe-se de que afinal o que importava para ter tido não era um armazem cheio de coisas que tinha comprado, mas sim o amor e a amizade.
Apesar de ambos pensarem que faziam o que queriam, nenhum deles conseguiu ter uma boa vida. É bastante claro aquilo que todos queremos, ter uma vida boa, mas é preciso saber o que é