Ética nos Negócios
1 INTRODUÇÃO 3
2 cÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR 4
3 O Comportamento do Contador diante as Fraudes efetuadas pela Schincariol 5
4 a importância do executivo (liderança) no comportamento organizacional 6
5 A Situação Econômica da Organização 7
6 A Expansão da Empresa e o Papel da Contabilidade 8
7 Aspectos Éticos desconsiderados pela Empresa 10
8 CONCLUSÃO 12
9 referências 13
1 INTRODUÇÃO
Venho por meio deste trabalho, falar sobre o caso Schincariol, sua história, expansão, suas fraudes, e em relação a ele, explicar o Código de Ética do Contador, seus deveres e suas obrigações, qual o comportamento do Contador diante do caso, e as penalidades que o mesmo poderá sofrer por não seguir o Código de Ética.
Tratarei sobre a importância da Liderança no Comportamento Organizacional, a Situação Econômica da Organização, a Expansão da Empresa e o Papel da Contabilidade, assim como, demonstrarei e explicarei os Aspectos Éticos desconsiderados pelos Responsáveis pela Empresa.
2 cÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR
Tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à classe.
Com o estudo do caso Schincariol, a operação conhecida como Operação Cevada, foi descoberto um grande esquema de sonegação de impostos, infringindo assim, alguns dos itens do Código de Ética do Contador.
Capítulo II, Artigo 2°, Item I:
- Exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observada toda a legislação vigente, em especial aos Princípios de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade, e resguardado os interesses de seus clientes e/ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissional.
Neste item, o