Ética nos negócios
O que é ética nos negócios?
2. Objetivo:
Ampliar a discussão a respeito da necessidade de reflexão ética sobre a responsabilidade social das empresas, a fim de superar a visão estreita de que uma empresa apenas visa ao lucro.
3. Justificativa:
Hoje em dia, o compromisso de uma empresa social estende-se a todos os que têm vinculo com ela, ou seja, além de acionistas, empregados, gestores, clientes fornecedores, bancos, consumidores, governo, sindicatos, comunidade local e meio ambiente. Essa gama de obrigações tem sido fortalecida por leis, instituições e organizações as mais diversas possíveis. Por exemplo: (Código de Defesa do Consumidor – CDC -; Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon) etc.
A noção de responsabilidade social das empresas diz respeito a empresas que, voluntariamente e sem a tal serem obrigadas pela lei, procuram que a sua atividade do dia a dia satisfaça objetivos de carácter social e ambiental.
O que é Ética na Filosofia?
Ética na filosofia é o estudo dos assuntos morais, do modo de ser e agir dos seres humanos, além dos seus comportamentos e caráter. A ética na filosofia procura descobrir o que motiva cada indivíduo de agir de um determinado jeito; diferencia também o que significa o bom e o mau, e o mal e o bem.
A ética na filosofia estuda os valores que regem os relacionamentos interpessoais, como as pessoas se posicionam na vida, e de que maneira elas convivem em harmonia com as demais. O termo ética é oriundo do grego, e significa “aquilo que pertence ao caráter”. A ética diferencia-se de moral, uma vez que, a moral é relacionada a regras e normas, costumes de cada cultura, e a ética é o modo de agir das pessoas.
Para a filosofia clássica, a ética estudava a maneira de buscar a harmonia entre todos os indivíduos, uma forma de conviver e viver com outras pessoas, de modo que cada um buscasse seus interesses e todos ficassem satisfeitos. A ética na filosofia clássica abrangia diversas outras áreas de