Ética nos negócios
O papel social da empresa.
TÍTULO:
A empresa cidadã e seu papel social.
OBJETIVO:
Analisar e compreender melhor o papel social das empresas, tratando o conceito de empresa cidadã e sua importância no contexto atual para se obter sucesso nos negócios. Como as atitudes socialmente responsáveis podem traduzir-se em melhores resultados para as empresas, e evidenciar as motivações para exercer tal comportamento.
JUSTIFICATIVA:
Tema de extrema importância para as empresas contemporâneas, pois o cenário atual apresenta como desafio para as empresas a conquista de níveis cada vez maiores de competitividade e produtividade, e introduz a preocupação crescente com a imagem institucional. A tecnologia se popularizou, a concorrência entre as empresas se acirra a cada dia e a disputa pelo mercado tem se definido por novos parâmetros. Como resposta, as empresas passam a investir em qualidade de serviços e produtos, num aprendizado dinâmico que se volta para os processos de produção e para o tratamento das relações compreendidas na atividade empresarial, com empregados, fornecedores, consumidores, comunidade e sociedade. Nesse contexto surgem os novos cidadãos exigentes e preocupados com a conjuntura a que estão submetidos, conscientes de seu poder de escolha e com novas perspectivas em relação as organizações, motivo pelo qual acabam refletindo uma mudança progressiva no papel das empresas, onde se espera retorno à comunidades face aos lucros obtidos.
INTRODUÇÃO:
As empresas estão inseridas em um ambiente de incertezas e de muitas pressões das partes interessadas que exigem cada vez mais um desempenho global que promova a eficiência, eficácia, efetividade e economicidade, que tenham suas operações “limpas” e ações transparentes e socialmente responsáveis. Neste contexto, nos últimos 40 anos foram desenvolvidas inúmeras técnicas gerenciais direcionadas às organizações a buscarem garantir sua sobrevivência no mercado e maximizar os seus resultados