A influencia do agronecocio na economia brasileira
Compreender o mundo das idéias exigia abstração e Platão acreditava que a matemática, da forma geométrica trabalhada pelos gregos, era a melhor forma de compreender o ideal. A escola fundada por ele, a Academia, destacava-se por estudar intensamente a matemática, que era, portanto, um método superior de aquisição de conhecimento.
Não obstante a motivação platônica fosse o ideal, em certos campos do conhecimento, a matemática tornou-se o único método válido, embora nada garanta que conhecimento matemático seja melhor que outro tipo. Evidentemente, a matemática e a modelagem têm suas vantagens na questão, por exemplo, do rigor lógico. É uma linguagem com regras bastante precisas. A Economia foi um dos campos que, a partir da revolução marginalista (década de 1870), introduziu a matemática definitivamente na teoria econômica, transformando-a em norma retórica, simbolo de rigor acadêmico. Entretanto, a economia ocupa-se do real e modelos demasiadamente abstratos tendem a ser idealizações. Contra a excessiva generalização, a Deutsche Historische Schule bem que tentou contender contra essa tendência na Economia em um conjuntos de debates batizados de Methodenstreit. Essa escola desapareceu ao exagerar na defesa do caráter idiossincrático dos processos sociais e do excessivo historicismo.
Assim, a ortodoxia econômica desenvolveu bastante seu arcabouço de ferramentas, permitindo modelagens cada vez mais complexas. A herança platônica, no que tange a