Ética no serviço social
Define-se Moral como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é uma dimensão do comportamento humano. Ela existe desde o momento em que o homem se torna humano. Portanto, a moral é um código estabelecido entre as pessoas.
Em relação à ética, a moral é o seu objeto de estudo. A Moral é um produto do homem concreto, ser real e histórico, representando uma forma de regulação das relações dos indivíduos em uma dada comunidade. Deste modo, a moral é algo mutável que, ao longo do tempo, indica variedades relativas aos diferentes modos de vida em sociedade.
Forti (2009) diz que a moral é um meio de regulação das relações dos homens entre si e destes com a comunidade, presente ao longo da História, com formas várias nos diferentes modos de sociedade.
Vásquez nos fala sobre comportamento humano prático – moral, ainda que sujeito a variação de uma época para outra e de uma sociedade para outra, remonta até as próprias origens do homem ser social. Portanto, o homem não apenas julga ou avalia as decisões e os atos, como também toma como objeto de sua reflexão e de seu pensamento. Dá-se, assim, a passagem do plano da prática moral para o da teoria moral, ou, em outras palavras, sai da moral, efetiva, vivida para a moral reflexiva. É a partir dessa passagem que se verifica o início do pensamento filosófico. Logo, já estamos propriamente na esfera dos problemas teórico-morais ou éticos.
A ética é teoria, investigação ou explicação de um tipo de experiência humana ou forma de comportamento dos homens, o da moral, considerando, porém, na sua totalidade, diversidade e variedade; ela é a explicação daquilo que foi ou é, e não uma simples descrição; o valor da ética se encontra naquilo que explica e não no