Max weber
“A SOCIOLOGIA COMPREENSIVA DE MAX WEBER”
LIVRO: FREUND, Julien. A Sociologia compreensiva. “Sociologia de Max Weber”. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987, páginas 67-99.
Aluna: Elizete Delfino SOCIOLOGIA III Resenha: A Sociologia Compreensiva, desenvolvida por Max Weber (1864-1920), estuda o homem e seus atos. Estes atos são orientados através das relações dos grupos sociais. Através de Weber fundamenta-se a Sociologia Compreensiva ou Interpretativa onde é possível a compreensão da significação cultural atual de fenômenos. A Sociologia Compreensiva de Weber e as estruturas e leis sociais, orientam na interpretação baseada na experiência dos fatos reais; na compreensão de questões como desvios de condutas.
Max Weber vê a Sociologia como uma ciência que compreende a ação social, considera os indivíduos e seus atos como principio do estudo, entende que a compreensão aparece a partir de como o indivíduo vê determinada ação. Os objetivos são: sentir a atividade ou uma relação do indivíduo, baseado nos significados, na motivação das ações sociais e analisar os fatores que influenciam no comportamento humano. Para Freund (1987, p. 70) “a sociedade não é um essencial em si mesma, mas se constitui de toda espécie de redes de relações, de intercâmbios e de conflitos provenientes das diversas orientações da atividade humana: a política, a economia, a religião, o direito, a arte (...). Neste sentido, podemos falar de uma sociologia política, econômica ou religiosa(...) cada uma destas disciplinas uma função e problemas próprios mas se constituem em uma delas a partir do momento em que começam a compreender do ponto de vista sociológico(...)”.
Weber, usando o método da compreensão às ações humanas sociais elabora os fundamentos de uma Sociologia Compreensiva ou Interpretativa - Compreensiva no sentido de que abre