Ética no desenvolvimento de trabalhos de auditoria e de perícia contábil
O artigo dentro de uma perspectiva de sensibilização e informação, teve a pretensão de analisar a necessidade que se faz essencialmente presente no atual mundo contemporâneo, que diz respeito à ética profissional. Pois, percebe-se que atualmente este aspecto tão importante do convívio humano vem sendo deixado em segundo plano, vem perdurando em todas as áreas, até mesmo na mais particular, que é a família, a ambição no aspecto financeiro e também no referente ao “status” que cada um pode conseguir dentro da sociedade.
Deve-se procurar adquirir conhecimento e experiência a cerca das dificuldades que se encontram no ambiente globalizado do trabalho referentes ao tema ética, para assim ter condições de tornar-me um ser capaz e autônomo para enfrentar tais dificuldades. Pode-se afirmar que a ética ilumina a consciência humana, sustenta e dirige as ações do homem, norteando a conduta individual e social.
Até a algum tempo atrás as empresas de uma forma geral, lançavam mão de todo e qualquer artifício para se manterem no ápice. O ambiente empresarial mais parecia um campo de combate, onde somente o mais forte permanecia. A maioria não tinham entre suas prioridades uma conduta baseada em princípios ético. Esse contexto se estendia ao campo profissional, como o da auditoria, por exemplo.
No entanto, hoje, essa imagem está cada vez mais ficando para traz. Adotar padrões éticos claros nos negócios é uma tendência cada vez mais comum entre as organizações preocupadas com a sua capacidade competitiva. Manter um relacionamento pautado pela ética é um requisito essencial para ter credibilidade, construir uma imagem positiva e competir com sucesso, conquistando um lugar no mercado.
Atualmente, como outras profissões, a auditoria também dispõe do seu código de ética, que estabelece normas de conduta a serem observadas pelo auditor no exercício de suas funções.
Um código de ética exige alto padrão