Artigo: jardins multifuncionais com espécies arbóreas de porte medianas instrumento de qualidade de vida
CLEVES GOMES PEREREIRA NETO
EDIVANDO ARRUDA OLIVEIRA MARLISON SOUZA FARIAS
ARTIGO: Jardins multifuncionais com espécies arbóreas de porte medianas instrumento de qualidade de vida
Artigo apresentado como Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso, ao Colegiado do curso subsequente em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Castanhal, como requisito para a obtenção do título Técnico em Meio Ambiente, sob a orientação do Prof. Msc. Klewton Adriano Pinheiro.
CASTANHAL 2012
Jardins multifuncionais: plantio de espécies arbóreas como instrumento de qualidade de vida no IFPA
PEREREIRA NETO, C. G.; OLIVEIRA, E. A.; FARIAS, M. S.
1. INTRODUÇÃO
A população brasileira cresceu 8,48% nos últimos sete anos, segundo o censo 2007 realizado pelo IBGE. A estimativa da população urbana realizada em 2006 mostra um índice de 89,1%, sendo esse alto índice demográfico em área urbana um agravante aos problemas socioambientais urbanos, tais como a produção de lixo, esgotos e a poluição da água, do solo e da atmosfera (SILVA, 2005). O ambiente urbano é intensamente alterado, devido aos atuais modelos de edificações e loteamento do solo que restringem os espaços determinados às áreas verdes. Essas restrições limitam a utilização de árvores na Floresta Urbana, em relação ao seu porte e à quantidade de espécies (YAMAMOTO et al., 2004).
Com a crescente urbanização das cidades, a preservação, recuperação e criação de espaços verdes urbanos são as grandes preocupações de estudiosos e planejadores urbanos, já que tais espaços são fundamentais para a qualidade ambiental e de vida da população (REZENDE & SANTOS, 2010).
A forma como