Ética na elaboração de trabalhos cientificos
1206 palavras
5 páginas
O presente texto tem como objetivo principal, discutir os problemas referentes a importância da ética na elaboração de trabalhos acadêmicos, destacando a relevância das referências e citações, pois a utilização de informações e conceitos alheios como sendo de própria autoria conotam plágio. E esse problema vem se agravando cotidianamente, no meio acadêmico, considerando também o uso de jargões e palavras de efeito em trabalhos acadêmicos. Grandes transformações ocorreram no ciclo histórico da humanidade, em decorrência disso, um grande número de pesquisas científicas foram realizadas facilitando a elaboração de novas pesquisas científicas para sociedade contemporânea. Muitos conceitos que até então, eram considerado senso comum passa a um patamar científico. Segundo Custódio (2009), senso comum são conhecimentos tradicionais que se embasam em alguma experiência; como funcionam em algumas vezes, mesmo que falhem eventualmente são transmitidos de geração em geração. O conhecimento científico também alicerça-se em experiências, e estes dois têm uma estreita relação.
O que chama atenção do senso comum é aquilo que é extraordinário, milagroso. Exatamente por essa percepção, o saber comum às vezes encara uma descoberta cientifica como magia, maravilha, força sobrenatural ou obra miraculosa. A ligação com o maravilhoso gera projeções nas coisas do mundo: fatos parecem ser obra de uma entidade sobrenatural ou até de extraterrestres (Custódio, 2009, p.13)
O conceito científico por outro lado fundamenta-se para afirmar alguma questão. E busca explicações concretas dos fatos que se repetem e causam determinado efeito.
Evidentemente, ciência não é magia nem é exercida por entidades sobre-humanas. E ao invés de fazer projeções, a ciência propala que liberta o ser humano delas. Finalmente, o saber científico está sempre revendo a si mesmo (Custódio, 2009, p.15).
Quando falamos em conceito científico uma das questões a serem ressaltadas é a ética, pois os