Relaçao serviço social e questão social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO MUNDO E SUA RELAÇÃO COM O SURGIMENTO DA QUESTÃO SOCIAL
ALUNA: KECYA MARIA AGUIAR
PROFESSORA: RAYANE SANTOS
UBAJARA
2012
INTRODUÇÃO
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, na década de 30 do século passado, registrava-se no País uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornaram-se mais intensas também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista.
Quando se coloca em discussão a denominada questão social, dois elementos surgem em destaque: o trabalho e o capital. A resposta a serem dados ao conflito, entre esses dois polos, vai depender da maior ou menor importância que se atribui a um ou outro desses elementos. Para entender melhor essa problemática, considera-se, de início, o trabalho humano, destacando as relações sociais que se desenvolvem no sistema produtivo. Focaliza-se, então, o cerne da questão social, a exploração do trabalho pelo capital, com todas as suas consequências para a vida do trabalhador.
O capital se liberou do custo de reprodução da força de trabalho. Limita-se a procurar no mercado, segundo suas necessidades, a força de trabalho tornada mercadoria. A implantação do Serviço Social surge da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam principalmente, por intermédio da Igreja Católica. É comum a existência da exploração infantil e dos castigos. O operário contará para sobreviver apenas com a venda diária da força de trabalho, sua e de sua mulher e filhos. Não terá direito a férias, descanso semanal remunerado, licença para tratamento saúde ou qualquer espécie de seguro regulado por lei. Estará sujeito a autoridade absoluta de patrões e mestres. Não possuirá garantia empregatícia ou contrato coletivo, suas necessidades de ensino e cultura ficarão, basicamente, na